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  • Agachamento: pernas fortes e bumbum durinho! Veja os benefA�cios do Agachamento.

    Agachamento: pernas fortes e bumbum durinho! Veja os benefA�cios do Agachamento.

    Muitas pessoas pensam que o agachamento livre A� apenas um exercA�cio para as pernas, pesado e importante, mas nada mais do que um movimento que vocA? precisa fazer no a�?dia chatoa�? de pernas. Um grande erro, e talvez o principal motivo para levar tantas pessoas excluA�rem este exercA�cio sem saber o quanto estA?o perdendo.

    O agachamento livre nA?o A� chamado de a�?rei de todos os exercA�ciosa�? a toa. AlA�m de ser um dos movimentos onde podemos usar a maior quantidade de carga de forma livre (sem o auxA�lio de equipamentos/cabos/etc) atravA�s da maior amplitude, ele trabalha o corpo inteiro, da cabeA�a aos dedA�es dos pA�s.

    A seguir, veja os principais benefA�cios do agachamento livre e porquA? ele deveria ser obrigatA?rio em qualquer treino visando forA�a ou hipertrofia muscular.

    1 a�� Aumento de forA�a

    Nenhum exercA�cio ou mA?quina A� tA?o efetivo como o agachamento em gerar forA�a muscular. O legpress A� inferior porque nA?o precisamos estabilizar a carga. O extensor A� inferior porque recruta apenas o quadrA�ceps. O levantamento terra A� inferior porque a amplitude do movimento A� menor.
    Por ser um exercA�cio multi articular e composto, o agachamento permite que muita carga seja usada (mais do que qualquer outro exercA�cio livre considerando a amplitude), consequentemente permitindo maior progresso e ganhos.

    2 a�� Ganho de massa muscular

    Agachamento nA?o A� apenas um a�?exercA�cio de pernaa�?. O seu quadril e joelhos estA?o dobrando, mas corpo inteiro precisa suportar a carga nas costas e evitar que vocA? vire uma mortadela. O agachamento A� um exercA�cio que forA�a o corpo inteiro a executar o movimento como uma peA�a sA?.
    Os posteriores das coxas, quadrA�ceps e glA?teos sA?o os principais envolvidos no agachamento, mas outros mA?sculos como panturrilhas, lombar, abdA?men, ombros, trapA�zio, parte superior das costas tambA�m entram no movimento como estabilizadores e/ou auxiliares.
    Como se nA?o fosse suficiente, agachamento A� o movimento que mais libera hormA?nio do crescimento e testosterona (1). Se vocA? quer maximizar a hipertrofia como um todo ou simplesmente prevenir perda, agachamento A� o melhor exercA�cio.

    3 a�� Agachamento e queima de gordura

    Gordura A� energia armazenada. ExercA�cios queimam energia, consequentemente queimam gordura. Quanto mais mA?sculos vocA? usa em um exercA�cio, mais energia vocA? precisa usar. Por ser o exercA�cio que mais usa mA?sculos ao mesmo tempo, o agachamento A� um dos melhores exercA�cios para queimar gordura.
    Isto dentro da academia, fora, enquanto o corpo precisa se recuperar da destruiA�A?o causada por agachos pesados, o corpo tambA�m precisa usar energia neste processo. Como resultado, agachamento pesado pode aumentar a velocidade do seu metabolismo por atA� 24 horas depois do treino.
    Mas, calma. Infelizmente, agachamentos nA?o sA?o a A?ltima descoberta milagrosa na queima de gordura. Sem dieta eles nA?o farA?o nenhum milagre, apenas possuem mais benefA�cios em termos de queima de gordura quando comparados com outros exercA�cios.

    4 a�� Aumento de explosA?o em outros esportes

    Ao contrA?rio do que muitas pessoas pensam, treinar pernas a�� especificamente usando agachamento a�� nA?o vai te deixar lento em outros esportes. Pelo contrA?rio, pernas maiores e mais fortes lhe deixarA?o mais rA?pido e explosivo. VocA? consegue fazer mais trabalho em menos tempo, com mais forA�a e agilidade, ou seja, mais rA?pido.
    Sem contar que agachamento tambA�m aumenta a resistA?ncia, balanA�o, coordenaA�A?o, protege as costas e joelhos contra lesA�es e fortalece o corpo como um todo. Se vocA? compete em algo, o agachamento sA? tem a ajudar.

    5 a�� Fortalecimento dos ossos

    Quando agachamos a gravidade empurra o peso contra o nosso corpo. Isto comprime tudo o que estA? abaixo da barra. Sua espinha e ossos sA?o organismos vivos que respondem a esta compressA?o ficando mais fortes. Um estudo por Karlsson et Al mostrou que levantadores de peso tinham 10% a mais de densidade A?ssea. Ossos mais densos sA?o obviamente mais fortes e mais difA�ceis de quebrar. Este aumento na densidade tambA�m previne osteoporose.

    Palavras finais

    Estes foram apenas alguns dos benefA�cios do agachamento livre, mas sA?o mais do que suficientes para mostrar que ele nA?o A� a�?apenasa�? mais um exercA�cio de pernas que vocA? precisa aturar. Os seus benefA�cios abrangem muito alA�m das pernas e podem influenciar seus ganhos de massa muscular e forA�a como um todo. Em poucas palavras: quer maximizar seus ganhos na academia ? FaA�a agachamento

    Fonte: http://www.hipertrofia.org/a��/beneficios-do-agachamento-liva��/

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