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  • Agachamento: pernas fortes e bumbum durinho! Veja os benefícios do Agachamento.

    Agachamento: pernas fortes e bumbum durinho! Veja os benefícios do Agachamento.

    Muitas pessoas pensam que o agachamento livre é apenas um exercício para as pernas, pesado e importante, mas nada mais do que um movimento que você precisa fazer no “dia chato” de pernas. Um grande erro, e talvez o principal motivo para levar tantas pessoas excluírem este exercício sem saber o quanto estão perdendo.

    O agachamento livre não é chamado de “rei de todos os exercícios” a toa. Além de ser um dos movimentos onde podemos usar a maior quantidade de carga de forma livre (sem o auxílio de equipamentos/cabos/etc) através da maior amplitude, ele trabalha o corpo inteiro, da cabeça aos dedões dos pés.

    A seguir, veja os principais benefícios do agachamento livre e porquê ele deveria ser obrigatório em qualquer treino visando força ou hipertrofia muscular.

    1 – Aumento de força

    Nenhum exercício ou máquina é tão efetivo como o agachamento em gerar força muscular. O legpress é inferior porque não precisamos estabilizar a carga. O extensor é inferior porque recruta apenas o quadríceps. O levantamento terra é inferior porque a amplitude do movimento é menor.
    Por ser um exercício multi articular e composto, o agachamento permite que muita carga seja usada (mais do que qualquer outro exercício livre considerando a amplitude), consequentemente permitindo maior progresso e ganhos.

    2 – Ganho de massa muscular

    Agachamento não é apenas um “exercício de perna”. O seu quadril e joelhos estão dobrando, mas corpo inteiro precisa suportar a carga nas costas e evitar que você vire uma mortadela. O agachamento é um exercício que força o corpo inteiro a executar o movimento como uma peça só.
    Os posteriores das coxas, quadríceps e glúteos são os principais envolvidos no agachamento, mas outros músculos como panturrilhas, lombar, abdômen, ombros, trapézio, parte superior das costas também entram no movimento como estabilizadores e/ou auxiliares.
    Como se não fosse suficiente, agachamento é o movimento que mais libera hormônio do crescimento e testosterona (1). Se você quer maximizar a hipertrofia como um todo ou simplesmente prevenir perda, agachamento é o melhor exercício.

    3 – Agachamento e queima de gordura

    Gordura é energia armazenada. Exercícios queimam energia, consequentemente queimam gordura. Quanto mais músculos você usa em um exercício, mais energia você precisa usar. Por ser o exercício que mais usa músculos ao mesmo tempo, o agachamento é um dos melhores exercícios para queimar gordura.
    Isto dentro da academia, fora, enquanto o corpo precisa se recuperar da destruição causada por agachos pesados, o corpo também precisa usar energia neste processo. Como resultado, agachamento pesado pode aumentar a velocidade do seu metabolismo por até 24 horas depois do treino.
    Mas, calma. Infelizmente, agachamentos não são a última descoberta milagrosa na queima de gordura. Sem dieta eles não farão nenhum milagre, apenas possuem mais benefícios em termos de queima de gordura quando comparados com outros exercícios.

    4 – Aumento de explosão em outros esportes

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, treinar pernas – especificamente usando agachamento – não vai te deixar lento em outros esportes. Pelo contrário, pernas maiores e mais fortes lhe deixarão mais rápido e explosivo. Você consegue fazer mais trabalho em menos tempo, com mais força e agilidade, ou seja, mais rápido.
    Sem contar que agachamento também aumenta a resistência, balanço, coordenação, protege as costas e joelhos contra lesões e fortalece o corpo como um todo. Se você compete em algo, o agachamento só tem a ajudar.

    5 – Fortalecimento dos ossos

    Quando agachamos a gravidade empurra o peso contra o nosso corpo. Isto comprime tudo o que está abaixo da barra. Sua espinha e ossos são organismos vivos que respondem a esta compressão ficando mais fortes. Um estudo por Karlsson et Al mostrou que levantadores de peso tinham 10% a mais de densidade óssea. Ossos mais densos são obviamente mais fortes e mais difíceis de quebrar. Este aumento na densidade também previne osteoporose.

    Palavras finais

    Estes foram apenas alguns dos benefícios do agachamento livre, mas são mais do que suficientes para mostrar que ele não é “apenas” mais um exercício de pernas que você precisa aturar. Os seus benefícios abrangem muito além das pernas e podem influenciar seus ganhos de massa muscular e força como um todo. Em poucas palavras: quer maximizar seus ganhos na academia ? Faça agachamento

    Fonte: http://www.hipertrofia.org/…/beneficios-do-agachamento-liv…/

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